segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Ação Pedagógica - Plano de ação

Como disse, o primeiro passo foi dado. Fizemos a ação pedagógica que a princípio seria realizada nas proximidades do portão. Lá conversamos com pessoas e começamos a tecer um primeiro diálogo, envolvendo questões de nossa cidade. A partir da ação nossa proposta é continuar incrementando esse diálogo, visto que não basta apenas promovermos atitudes que se limitam a poucos dias. O diálogo continuará na rede, abrindo-se para a comunidade, imergindo-se em pontos que serão apropriadamente considerados e isso deve ser voltado exclusivamente para o aprendizado, na dinâmica de relações que se perpetuem em prol e benefício de todos. Abaixo meu projeto:

Universidade Federal de Goiás

Planejamento da Ação Pedagógica

Abrindo Portas: Por uma cidade Educadora!

Justificativa (Introdução): Na pesquisa de observação e levantamento de dados percebi grande necessidade de se estabelecer mecanismos e ações que propiciem uma dinâmica de interação na comunidade que utiliza o portão de acesso do condomínio. Tendo como parâmetro a Carta Cidades Educadora, fomentadora do crescimento em todas as instâncias, promovendo o equilíbrio e harmonia entre identidade e diversidade, resolvi promover uma ação pedagógica que mobilize a comunidade eespecialmente na troca de experiências significativas visando uma maior aproximação entre todos na busca de interesses comuns.

Objetivo Geral: Proporcionar ação pedagógica que estabeleça reflexão sobre a Carta das Cidades Educadoras, no diálogo e prática artística que gere interação social e construção de conhecimento sensível entre a juventude.

Objetivos específicos:

- Capacitar os participantes a avaliar e reconhecer o discurso como produto social e intencional que tem por fruto o conhecimento, o diálogo e a participação como caminho adequado à coexistência. ( GADOTT,1982)

- Desenvolver capacidades: reunir, organizar informações diversas, examinar questões explícitas e aprofundar-se nas implícitas, avaliar as referências, fontes e contextualizar os acontecimentos.

- Utilizar dados e termos relevantes, narrar o conhecimento significativo, argumentar criticamente.

- Estabelecer conclusão reflexiva, divulgar a ação (blog) em um contexto social de trocas expressivas.

Cronograma:

Primeira etapa: divulgação da Carta Cidades Educadoras. Criação de painel contendo detalhes da Carta Cidades Educadoras a ser fixado na portaria antes do dia 15/08/2010 contendo data da ação pedagógica a ser realizada.

Segunda etapa: busca de interesses, interessados e autorização (dias 11 e 14/11/2010)

Terceira etapa: ação prática poético-pedagógica, confecção dos trabalhos finais (dias 19 e/ou 20/11/2010)

Quarta Etapa: organização de fotos, filmagem, divulgação na internet a ser concluída na primeira semana após a ação pedagógica. Esta etapa é continuada. O valor de nossa intervenção não pode ser medido por sua finalização.Pelo contrário, consideramos que ação possibilitará o conhecimento de questões e a forma como serão solucionadas no futuro, seja através de novas ações, mesmo que estas ocorram em ambiente virtual.

Observação: as etapas terão duração de três horas cada, excetuando-se a quarta etapa que demandará maior tempo. Os dias de ação prática poderão sofrer alteração se houver muita chuva.

Metodologia:

Para iniciar meu projeto de pesquisa e ação pedagógica cito Carl R. Roger ( 1902-1987) um educador e terapeuta que sustentava questões relacionadas à empatia , autenticidade , ao clima de liberdade que favorecem o pleno desenvolvimento do indivíduo. Além disso, cita “os princípios básicos da aprendizagem se depositam na confiança de que os Homens são seres repletos de potencialidades, onde a pertinência do assunto a ser tratado, ensinado ou aprendido, a aprendizagem participativa, a auto-avaliação ( autocrítica ) a aprendizagem da própria aprendizagem conduzem –no ao pleno desenvolvimento.” Procuro em suas palavras buscar a figura do “facilitador de aprendizagem”, em que inicialmente terei, como estagiário , que criar um clima inicial, comunicar confiança, esclarecer, motivar , fazendo com que todos os participantes atinjam os objetivos propostos :

-Construir um painel imagético da Carta Cidades educadoras , dando especial enfoque ao Multiculturalismo, à diversidade e interatividade. Além de servir como painel-convite para ação pedagógica;

- Uso do referencial artístico : O referencial artístico a ser utilizado basear-se-á nas obras do artista Vik Muniz, que se destaca atualmente como um dos principais artistas brasileiros dentro e principalmente fora do país, utilizando material reciclável , lixo, e outros elementos como açúcar, chocolate , etc .Emm algumas de suas obras, tem a fotografia como principal elemento interventor e considera que é fundamental despertar o olhar do espectador às questões e fazê-lo pensar, recriando possibilidades de apresentar e perceber o mundo. Como referencial pedagógico buscamos a Proposta Triangular Dra.Ana Mae Barbosa, especialmente tendo como parâmetro a pesquisa do referencial, o fazer e o contextualizar, resignificando o papel da escola na comunidade.

- Buscar todo o material possível a ser utilizado na ação pedagógica: papeis de tamanho variado, lápis coloridos, canetas, tesouras, réguas, colas variadas, E.V.A, tecidos, jornais, cordões, barbantes , material reaproveitável ( cd, restos de tecido, tintas, etc)faixa, pula-pula e microfone, balas , balões, desenhos.Buscar espaço apropriado para execução da ação, que será provavelmente a quadra de esportes, visto que lá poderá haver um controle maior dos participantes.

- Buscar pessoas interessadas em participar do processo e colaborar.Neste ponto já posso colocar Sra. Teresinha Tavares – Assistente Social, Romilson Pereira – Fotográfo ,Ederson Luiz – Professor Animador, Romário - Estudante, Filósofo. Conversar com os parceiros e animá-los e envolvê-los a participar da ação, como monitores na construção do trabalho final - prático da ação pedagógica;

- Fotografar e/ou filmar todo o processo;

- Fornecimento de palavras chaves para criação das cartas/desenhos. Ex: fomentar, criar, cidade educadora, gerir, ampliar, respeitar, diversidade, projetar, amar, etc , escritas em formas, cores e material diversificado;

- Criação e execução dos desenhos que ficarão expostas temporariamente (provocadoras de reflexão) aos participantes e também para os transeuntes. Composição do trabalho final. Nesse caso, usaremos também os desenhos das crianças para compor o painel. Todos poderão utilizar de suas próprias experiências para demonstrar como o conteúdo foi apreendido. Forneceremos as estruturas para que a aquisição do conhecimento ocorra de forma plena e aceitaremos as sugestões e os materiais que os participantes nos doarem, sem utilizar de arbitrariedade, para que a finalização da ação ocorra de forma significativa, tornando-se um terreno fértil para futuras ações. Afinal, os “saberes fazem parte do conjunto dos dados da cultura e a sociedade é capaz de transmitir, expressando-se pela linguagem e meios artísticos. A sociedade se reproduz a si mesma.” (PINTO, 1982)

- Coleta de dados dos participantes (especialmente e-mail e telefone)

- Registro fotográfico e filmagem, coleta de depoimentos, criação, edição de fotos do blog e divulgação.

Avaliação :

Através do registro de vídeo buscar informações sobre o significado da ação para todos os envolvidos(especialmente os adultos) .Verificar se houve motivação, desde o primeiro contato. Verificar se todos tiveram consciência e como se apropriaram do conhecimento, especialmente no tocante ao quesito: Cidade Educadora, visto que um dos principais objetivos desse projeto é despertar, buscar a compreensão de que ações, mesmo sendo pequenas, podem ser continuadas, na revitalização de espaços ou na criação de possibilidades múltiplas educacionais. Ações pedagógicas focadas na educação problematizadora que se preocupa com a formação de sujeitos críticos – sensíveis – reflexivos e atuantes na sociedade em constante transformação.Cremos que o cruzamento feito na elaboração da narrativa visual irá oferecer um desdobramento reflexivo, apresentando pontos de vista ( através das entrevistas), ideias e concepções.A partir do intercâmbio desse projeto – notadamente na imagens geradas- será possível elaborar outras leituras da realidade, proporcionando a representação visual que desperte uma reflexão crítica, objeto deste trabalho.

Bibliografia:

1) http://www.masp.art.br/exposicoes/2009/vik/

2) http://www.vikmuniz.net/www/index.html

3)http://www.unifra.br/eventos/jornadaeducacao2006/2006/pdf/artigos/pedagogia/MULTICULTURALIDADE.pdf

4) http://elisakerr.wordpress.com/concepcao-de-aprendizagem-de-carl-rogers/

5) PINTO,Álvaro Vieira.Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo, Cortez,1982.

6) GADOTTI,Moacyr.História das idéias pedagógicas.São Paulo, Ática, 2008.

7) COSTA, Marisa V. “Novos olhares na pesquisa de educação”2º Ed. Rio de janeiro: DP&A,2002.